👃 Sangramento Nasal
A Epistaxe, ou sangramento nasal é um evento muito comum de ocorrer, principalmente em crianças, mas pode atingir pessoas de todas as idades.
👉🏻 É classificada em dois tipos:
Hemorragia nasal anterior: é o tipo mais comum (90% dos casos) e é originado na parte anterior do nariz;
Hemorragia nasal posterior: menos comum e mais severa, envolve vasos sanguíneos maiores, localizados na região posterior do nariz.
⚠️ Quais são as causas?
O nariz costuma sangrar quando há rompimento dos vasos sanguíneos ou por alguma irritação do seu revestimento interno, o que pode acontecer por diversos fatores, e os mais comuns são:
▫️Ressecamento (por conta do tempo seco)
▫️Traumas (como assoar ou cutucar o nariz com muita força);
▫️Uso frequente de sprays nasais ou drogas aspiráveis;
▫️Presença de objetos estranhos no nariz.
◾Outras causas menos frequentes também podem causar sangramento nasal: distúrbios hemorrágicos, Infecções nasais (virais, tuberculose, sífilis etc.), fratura dos ossos da face, neoplasias, doenças sistêmicas (coagulopatias, hipertensão arterial) e tumores no nariz ou na região dos seios paranasais.
🤔 O que fazer quando isso acontece?
Ao contrário do que muita gente acredita, não é recomendado inclinar a cabeça para trás durante o sangramento, pois o sangue pode escorrer para a garganta. O ideal é se manter sentado, inclinar o corpo para a frente, respirar pela boca e se possível comprimir as duas narinas e fazer compressa de gelo.
💊 Tratamentos
O sangramento gera um grande desconforto e pode vir acompanhado de mal estar, tosse ou vômito com sangue e dificuldade para respirar. Porém, na maioria dos casos ele passa sozinho rapidamente, não representando nenhum problema mais grave. No entanto é importante nos atentarmos com a frequência em que ocorrem os sangramentos e na duração (se demora muito tempo para parar ou não para sozinho, sem intervenção médica), pode ser sinal de que há algo a ser investigado. Nesses casos, é muito importante que se faça uma consulta com um profissional capacitado para diagnosticar o caso e realizar o tratamento.
#otorrino #otorrinolaringologia #bemestar #saude #epistaxe #epistaxis